Abertura de novas turmas em breve.






[ Ver todos ]

Os líderes conectados e o fim dos chefes delegados
Rubens Antonelli
 
Estamos em tempo de redes sociais. O que vale é a colaboração e o profissional moderno se conecta para trabalhar e para opinar, escolher, construir, demolir e, enfim, influir no destino daquilo que o cerca. Diante dessa realidade nas empresas, é o fim de linha para o poder delegado, aquele que os chefes recebem para comandar pessoas como lhes convém, para cumprir as metas no próximo balancete, mesmo deixando rastro de sangue. Os caminhos agora são outros...
 
No reinado da Geração Y o salário no final do mês já não consola os mais qualificados. Para a empresa a inércia também não resolve, pois a competição é implacável e elimina quem não inovar. E assim, num cenário de freqüentes mudanças, as conquistas só vêm do trabalho em equipe. Por isso os níveis hierárquicos estão se reduzindo, ganha espaço quem agrega valor e perde luzes quem só sabe mandar. Valem mais os esforços solidários em que os perfis e as motivações individuais convergem para uma enorme força comum. É tempo das Equipes de Alto Desempenho, preparadas para atingir objetivos acima da média dos resultados de um time comum. E, para entendermos o que diferencia estas equipes dos grupos convencionais, basta pensarmos no papel do trabalho para atender às necessidades humanas:

- No mundo profissional a regra é nos comprometemos com objetivos do negócio em troca de certa compensação. Assim, inicialmente o salário e alguns benefícios suprem necessidades básicas, como alimentação, saúde, moradia e segurança. Porém, à medida que o básico é conquistado, outras necessidades como auto-estima, reconhecimento e realização passam a ser nossos motivadores pessoais. São eles que tornam o trabalho prazeroso ou penoso, dependendo de sua aderência aos objetivos impostos. Quando acreditamos que tais objetivos têm a ver com nossas motivações lutamos entusiasticamente por eles. Senão nos limitamos às nossas obrigações. Nesses casos há um descolamento entre nossos sonhos e as metas que temos que cumprir.

- Para os falsos líderes ou os chefes despreparados esse descolamento é a razão de existirem. Tendo como lastro apenas o poder que lhes é delegado e visando o carreirismo ou a simples sobrevivência no emprego, se baseiam no desestímulo dos subordinados e posam como mártires “puxando” tarefas que pouco contribuem para os resultados de que a empresa precisa.

- Já as equipes de alta performance são construídas por Líderes de Alta Performance. Tendo ou não um poder delegado, eles constroem autoridade trabalhando para o bem comum. Respeitados por sua contribuição diferenciada, encaram os objetivos como futuras conquistas onde todos terão a ganhar. Criam laços, dão exemplos, comovem e convencem, sem o espírito de ordenar, fiscalizar ou punir.

Hoje, formar esses líderes é o grande desafio das empresas modernas. Tanto que gurus de todos os calibres têm produzido livros, palestras e outros produtos sobre o tema. Há todos os tipos de abordagem, desde as dissertações da neurociência até as receitas abstratas do pessoal da auto-ajuda.

No entanto, a moderna liderança é algo de concreto e plenamente praticada nas empresas vencedoras. E baseia-se em ensinamentos diretos que todos os profissionais podem desenvolver.

Com estudos, experiência e lições aprendidas desenvolvi um treinamento sobre liderança que tem transformado, para muito melhor, as condutas de muitos profissionais. Baseia-se na percepção de que na vida e nos negócios ninguém faz nada sozinho. E sendo assim, para obter um rendimento sincero das pessoas que “estão no barco” três quesitos são essenciais, com os quais devemos aprender a lidar: entender qual é o objetivo a alcançar, entender as pessoas que trabalharão por ele e conectar, honestamente, os sonhos dessas pessoas com a conquista desse objetivo.

Rubens Antonelli é Consultor de Empresas, Diretor da PILAR-Inteligência Empresarial: www.pilarempresarial.com.br. Autor e instrutor do treinamento LIDERANÇA DE ALTA PERFORMANCE.
Para mais detalhes consulte www.multimeta.com.br – próxima turma em 24/05/2013.
 
MultiMeta Treinamentos - Telefone: (11) 2872-1807 - E-mail: treinamentos@multimeta.com.br