Abertura de novas turmas em breve.






[ Ver todos ]

Marketing, pra quê?
Ana Carolina Franceschi Simões
 
Marketing é a parte do processo de produção e de troca que está relacionada com o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. Mas no nosso dia a dia a palavra significa muito mais.
 

Marketing direto, de relacionamento, pessoal, de guerrilha, digital... São tantas vertentes que esta palavra assume que nem sempre nos damos conta de como o marketing está no nosso dia a dia. E deveria estar muito mais!

Quando vamos a uma loja comprar um produto, recebemos do vendedor vários apelos de marketing, como destaque à qualidade do produto oferecido, condições de pagamento, facilidades de uso etc. E é aí que mora uma grande oportunidade para as empresas e profissionais que oferecem qualquer tipo de produto ou serviço.

Com a grande oferta de produtos no mercado e com o consumidor com mais renda disponível para gastar - fenômeno que estamos acompanhando nos últimos anos - um bom processo de venda torna-se cada vez mais essencial para que as empresas conquistem o consumidor. E mais do que conquistar o consumidor, é preciso satisfazê-lo! Alguns estudos afirmam que um consumidor insatisfeito fala mal da empresa para outras pessoas muito mais do que um consumidor satisfeito fala bem.

Há algumas décadas havia infinitamente menos opções de empresas que ofereciam um determinado produto ou serviço. O consumidor não tinha tantas opções de escolha de qual produto compraria, tampouco de qual empresa. Hoje, com todas as opções que temos, torna-se mais necessário do que nunca conhecer bem, não apenas o que vendemos, mas para quem vendemos. Conhecer o que este consumidor espera receber do atendimento quando adquire determinado produto é vital para qualquer empresa. Não é agradável quando vamos a uma loja comprar uma blusa azul e, na falta desta, o vendedor nos “empurra” uma calça preta, certo?

Desta forma, sai na frente a empresa que, além de ter o produto certo, sabe vendê-lo bem, mostrando suas vantagens, facilidades e, mais do que tudo, atendendo as necessidades do cliente, para que ele escolha a nossa empresa em detrimento de tantas outras. E é aí que o marketing entra.

Neste cenário, as ferramentas de marketing são essenciais para os profissionais que trabalham com qualquer tipo de venda. Só assim conseguiremos atender os consumidores da maneira que ele espera ser atendido, gerando satisfação e possibilitando uma recompra de nosso produto.

Em resumo, a chave é vender o produto certo para o consumidor certo. Somente os detentores deste conhecimento conseguem, além de vender, conquistar o cliente, satisfazendo suas necessidades e tornando uma segunda venda mais natural e provável.


Ana Carolina Franceschi Simões é sócia da MultiMeta Treinamentos, com ampla experiência profissional na área de marketing e pesquisa; é formada em Publicidade pela Faculdade Casper Líbero, com MBA na FIA USP; atua como professora de Marketing da Faculdade Uniban.

Contato e comentários: anacarolina@multimeta.com.br

 

 
MultiMeta Treinamentos - Telefone: (11) 2872-1807 - E-mail: treinamentos@multimeta.com.br