Abertura de novas turmas em breve.






[ Ver todos ]

Descontentamento profissional leva à busca por novas oportunidades
Ana Carolina Franceschi Simões
 
Cada vez mais nos deparamos com profissionais descontentes com seu trabalho, buscando novas oportunidades. Por que este cenário torna-se tão recorrente nos dias de hoje?
 
No mês de julho fizemos a seguinte enquete em nosso site: Qual sua grande meta para os próximos anos? Apresentamos duas opções de resposta: 1) Desenvolver-se no âmbito profissional atual, por meio do aperfeiçoamento de suas competências ou 2) Buscar oportunidades profissionais em novas áreas. Cerca de 60% das pessoas que participaram da enquete votaram na segunda resposta, ou seja, buscam oportunidades profissionais em novas áreas.

Sem dúvida, este resultado tem um significado que confirma uma tendência que temos observado nos últimos anos: cada vez mais os profissionais estão descontentes com sua situação profissional atual. Em conversas entre colegas e amigos, constantemente notamos um grande número de profissionais insatisfeitos com seu trabalho, seja por questões salariais, tarefas desempenhadas ou baixa qualidade de vida. Mas por que será que este cenário torna-se cada vez mais comum entre os profissionais?.

Muitas questões podem nos ajudar a entender este comportamento. Vamos analisar duas dela, que julgo as mais influenciadoras atualmente: busca pela qualidade de vida e falta de alinhamento entre empresa e funcionário.

Qualidade de vida é um aspecto buscado por todos. Talvez, sobretudo pelas mulheres que cada vez mais multiplicam seus papéis e responsabilidades no dia a dia. Algumas empresas possuem ações de incentivo para que os funcionários não trabalhem até tarde, não marquem reuniões após as 18 horas, oferecem descontos em academias, entre outros. Mas, no fundo, queremos mais. Desejamos poder ser mais donos de nossa vida, o que parece difícil hoje em dia. Queremos mais tempo com a família, jantar fora, ir ao teatro, assistir a um filme em casa, buscar os filhos na escola etc. A sensação de que emendamos um dia de trabalho no outro, sem o devido tempo para o lazer e atividades prazerosas, desanima profissionais de todas as áreas e cargos.

Um outro aspecto que nos ajuda a entender este crescente descontentamento profissional é a falta de alinhamento entre a empresa e o funcionário, que parece mais latente nos últimos anos. Esta questão é bem ampla e merece muita atenção e detalhamento. Notamos o grande número de profissionais que reclamam da postura de seus superiores, da cultura da empresa, das decisões tomadas pelo alto escalão e da maneira como os profissionais são subjugados e forçados a, muitas vezes, agir contra seus princípios. Não é raro nos depararmos tendo que falar ou fazer algo que realmente não concordamos, porém é necessário fazê-lo. E quem não o faz, muitas vezes é criticado, ignorado ou excluído.

A análise destas duas questões, entre outras, deve nos levar a refletir sobre o impacto de nossa vida profissional na pessoal e se profissionalmente estamos felizes. Podemos chegar à conclusão de que é hora de mudar nossa vida profissional. Seja uma mudança de área, setor, ramo, empresa ou de vida. Sair da zona de conforto é o primeiro passo para atingirmos a felicidade profissional que tanto almejamos. Em alguma outra empresa ou em uma atividade diferente da atual encontraremos a felicidade.


Ana Carolina Franceschi Simões é sócia da MultiMeta Treinamentos, com ampla experiência profissional na área de marketing e pesquisa; é formada em Publicidade pela Faculdade Casper Líbero, com MBA na FIA USP; atua como professora de Marketing da Faculdade Uniban.

Contato e comentários:
anacarolina@multimeta.com.br
 
MultiMeta Treinamentos - Telefone: (11) 2872-1807 - E-mail: treinamentos@multimeta.com.br